Tempestades assustam! Raios e trovões assustam mais ainda!
Nossa turma resolver estudar esses fenômenos. Pesquisamos em casa, em textos e vídeos como a ciência descreve tudo.
Também conhecemos outras explicações: da mitologia européia, da indígena e -por meio das tradições religiosas.
Aproveite!
Nosso projeto
partiu de um interesse das crianças por histórias de terror. No início do
semestre elas demonstraram um grande interesse por músicas e histórias cujo
enredo era composto por bruxas, vampiros, castelos mal assombrados e fantasmas
e onde tudo acontecia sempre durante a noite. E foi justamente esse fato que
chamou a atenção de algumas crianças, então surgiram falas como: “Pro, nas
histórias de terror é sempre de noite” ou “De noite aparecem os fantasmas, as
bruxas, os vampiros” ou “Os monstros gostam do escuro, por isso só vem de
noite”.
Então, um dia
após ouvirem mais uma dessas histórias que apreciavam muito, iniciou-se uma
discussão: O que o dia e a noite tem de diferentes? O que nós fazemos durante o
dia e o que fazemos durante a noite? Por que o dia e a noite são importantes
para nós?
A partir daí, pesquisamos sobre a lua, suas fases e suas histórias.
Projeto "Juntos somos mais felizes"
Nossa turma é alegre, ativa, risonha e comunicativa. Precisávamos escolher um projeto que combinasse com eles, portanto, teria que ser algo bem dinâmico e original.
Um dia, vi nas redes sociais uma criança cantando a música: "O que é, o que é", do cantor Gonzaguinha. A alegria e o entusiasmo dela cantando, me trouxe uma ideia: por que não trabalhar o tema felicidade com meus alunos? Nada melhor do que falar, refletir, descobrir e redescobrir a felicidade através dos olhos de uma criança.
Este projeto nos deu a oportunidade de trabalharmos várias emoções e sentimentos: a alegria, a tristeza, a amizade, a solidariedade, o amor...
Acompanhem conosco toda a trajetória do nosso trabalho. Espero que vocês gostem e se divirtam tanto quanto nós nos divertimos.
O projeto da mostra científica das turmas do infantil IV em 2015 abordou o assunto "Água".
Sem água não há vida... A necessidade de preservá-la, portanto, não é uma novidade. Contudo, só depois das secas que temos enfrentado, dos problemas energéticos decorrentes e as recentes preocupações com o meio ambiente, é que a maioria de nós tomou ciência que a água é um recurso natural que pode acabar!
Agora nos damos conta de que a água potável, que representa menos do que 1% da totalidade de toda água do planeta, está correndo risco... A água é fundamental para nossa sobrevivência e a quantidade utilizada para atender as necessidades humanas está cada dia menor em função do crescimento da população e do consumo indiscriminado. Por isso, é necessário que as crianças ampliem seus conhecimentos e que compreendam a importância de não desperdiçá-la.
Atividades desenvolvidas no projeto: apresentação do projeto, levantamento dos conhecimentos prévios sobre o assunto (cartaz), pesquisa com os pais (recorte de figuras que representem a água), socialização da pesquisa (cartaz), imagens da internet (economia, represas, etc), diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso), experiência do bóia e afunda, assistimos os vídeos " Chuá chuágua" e a "Gota Borralheira", utilidades da água (economia e desperdício), leitura compartilhada do livro "O Pingo e a Gota", ciclo da água, nutrições musicais "Água", "Gotinha em Gotinha" e "Economizar água", pintura de azulejo e produção de vídeos das crianças falando sobre o assunto.
Neste
semestre, as crianças e as professoras da escola fizeram investigações
científicas sobre diversos temas.
O Infantil III estudou os
bichinhos de jardim. Os jardins da nossa escola despertam a atenção das crianças
por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por
formigas, minhoca, borboletas, besouros e outros bichos que despertam um real
fascínio e curiosidade nas crianças. As crianças comumente encontram pelos
espaços da escola
bichinhos que despertam sua curiosidade.
Para atender aos interesses das
crianças e contribuirparaampliação de seus conhecimentos, as
professoras Claudia e Nívea propuseram o Projeto Bichos de Jardim, pois permite
tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando
às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação
com o meio ambiente e com os animais.
Nos vídeos abaixo, você pode acompanhar uma parte do percurso de investigações e descobertas.