quarta-feira, 4 de julho de 2018

INF. IV C (Professora Ana Beatriz): Projeto


INF. IV C – PROFESSORA ANA BEATRIZ

                                                        PROJETO ÁGUA             

            O inicio da temática aconteceu através de uma roda de conversa da professora com seus alunos na sala de aula, que através de uma sondagem dos conhecimentos prévios das crianças referente a água como a questão para que serve e suas respostas: “ é para beber, escovar os dentes, lavar a boca, a mão e tomar banho”, e o mesmo ocorreu de onde vem a água, elas disseram: “vem do cano, esgoto, mar, rio, praia e caixa d´agua”, e a professora pergunta se pode gastar muita água, a resposta dos alunos foi que não, porque acaba a energia da escola”, e a sua utilidade em casa pela mamãe, elas respondem: “lavar louças, lavar roupas”.


Em outro momento foi distribuído em uma das mesas da sala, diversas imagens referente a água, e surgiu um questionamento de uma aluna: “Como a água sai da mangueira”, então fiz uma roda de conversa e as crianças responderam que vem  da torneira, do mar, do rio, da água do mar , do cano.
            A professora enviou um bilhete para os pais na agenda, para que eles recortassem e enviassem imagens da água, da onde vem, sua utilização. A professora junto com as crianças fizeram a colagem  em dois cartazes: “da onde vem a água”, com imagens de mar,  rio, cachoeira, e “pra que serve a água”, com várias imagens como de higiene, consumo entre outras. Posteriormente as crianças assistiram vídeo referente a água de caráter pedagógico.
           Outro dia colocamos em prática o que foi assistido no vídeo, em um aquário de vidro com água, algumas crianças foram chamadas para colocar objetos na água e observar os objetos que afundam e os que boiam, e o por que isto ocorre. Em outro momento a professora distribuiu uma cartolina azul recortada em forma de gota para as crianças fazerem um desenho referente sua utilização.
            Este projeto é muito importante na educação infantil para que as crianças entendam da onde vem a água, sua utilização e valorizar este recurso tão essencial na vida de todos seres vivos, sejam eles animais, humanos bem como o desenvolvimento agrícola, tão essencial, bem como conscientizar sobre o desperdício, pois sem ela não há vida.
           











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados. Escreva seu comentário aqui e assim que ele for aprovado pela nossa equipe, aparecerá no nosso blog.