quarta-feira, 4 de julho de 2018

Inf. IV B (Professora Maria): Projeto


INF. IV B – PROFESSORA MARIA
PROJETO: “Animais”

O tema Animais provoca um interesse natural na criança.  Com o infantil IV B, surgiu a partir do interesse da turma pelos jabutis da escola e, também, por duas histórias lidas em sala: A vaca que botou um ovo, de Andy Cutbill e Russell Ayto, e O ovo, de Milton Célio de Oliveira Filho e Alexandre Alves Ronaldo Lopes. Notei que algumas crianças pensavam que somente galinhas botavam ovo, e outras tinham muitas dúvidas sobre o assunto. Sendo assim, inicialmente, esse seria o tema do nosso projeto.






No entanto, a cada dia que passava, notava que conversas sobre diferentes tipos de animais surgiam, como por exemplo:
“Professora, o que o elefante come?” (Murilo)
“Prô, o elefante come capim?” (Marina)
“Não, ele come pera.” (Sophia)
“Ele come água e joga pela tromba.” (Ryan)
“O elefante come capim.” (Pedro)
“Ele come folhinhas.” (Giovanna)

Assim, houve a necessidade de ampliar o tema e trabalhar com os animais que mais despertem o interesse das crianças, independentemente da sua reprodução.
 O projeto visa despertar na criança a capacidade de observar, questionar e investigar sobre o mundo animal. Assim como pretende aproximar as crianças de textos informativos por meio de diferentes portadores, como livros, internet, vídeos, filmes etc. Os livros ficam na sala ao alcance das crianças, para que possam consultá-los a qualquer momento.













Solicitei às famílias que pesquisassem com as crianças imagens de diferentes animais e que enviassem à escola. Confeccionamos dois cartazes, um para animais que botam ovo, e outro para animais que nascem da barriga da mãe. Após a confecção dos mesmos, fizemos uma votação para escolher os 5 animais de maior interesse da turma, para podermos buscar informações sobre os hábitos das espécies, habitat, características, entre outras curiosidades.









O animal mais votado, foi o jabuti.





O segundo animal mais votado foi o leão.










O projeto está em andamento e o próximo animal a ser estudado será o elefante.
Aguardem cenas dos próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados. Escreva seu comentário aqui e assim que ele for aprovado pela nossa equipe, aparecerá no nosso blog.