terça-feira, 10 de junho de 2014

Mostra Científica: Turmas do Inf. III


Atenção! Começamos hoje a nossa Mostra Científica!
Durante os próximos dias vocês acompanharão uma série de postagens sobre os projetos de ciência que foram desenvolvidos durante o primeiro semestre por cada turma.

Nossos projetos de ciência têm como objetivo que as crianças conheçam e aprendam a utilizar diversas ferramentas de pesquisa e que elas façam a comunicação dos conhecimentos científicos que adquiriram.
Para que vocês possam conhecer e acompanhar como foi este processo, preparamos as postagens com os vídeos de cada projeto. Para a composição dos vídeos, procuramos respeitar a personalidade de cada um, uns são mais falantes, outros são mais tímidos, uns participaram falando nas filmagens, outros como observadores, mas todos participaram!
Hoje vocês conhecerão projeto “As Quatro Estações do Ano” das turmas de Inf. III das professoras Daniele e Maria Cecília. Embora o tema seja o mesmo, as atividades tiveram a cara de cada turma!

 
PROJETO: "AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO"

INF. III A – Professora Daniele e auxiliar Lourdes

                A turma do Inf. III A, estudou sobre as quatro estações do ano de maneira lúdica e divertida.
                Foram realizadas diversas rodas de conversa abordando o tema e muitas observações do nosso ambiente escolar: o clima, as árvores, as folhas e as flores.
                Foram apresentados trechos de alguns filmes ou desenhos animados que abordavam o tema como: “Frozen”, “A Cigarra e a Formiga”, “O Grilo Feliz”, “Peppa Pig” e “O Vale Encantado”.
                Alguns livros também trouxeram informações importantes sobre o tema, como: “Um menino maluquinho no trem das estações”.
                Aprenderam a música “As Quatro Estações do Ano” (Patati e Patatá) que tornou essa aprendizagem ainda mais divertida.

                Contamos com a parceria das famílias das crianças, pois solicitamos que as crianças pesquisassem em casa e trouxessem para a escola peças de vestuário e acessórios de acordo com cada estação. As roupas e acessórios foram apresentados em roda de conversa e utilizados para uma vivência lúdica.
                A turminha produziu um livrinho de atividades, registrando as características de cada estação. Juntos montaram painéis com imagens e brincaram de vestir os bonequinhos com a roupa apropriada para cada estação. Eles adoraram!

                Como produto final deste trabalho, realizamos uma série de filmagens registrando as vivências para cada estação do ano. As vivências lúdicas são fundamentais para crianças desta faixa etária, pois é brincando que a criança dá significado para a aprendizagem.
                Foram muitas pesquisas, muitas descobertas e muitas brincadeiras, que vocês poderão ver a seguir.
Professora Daniele
 
 



INF. III B –Professora Maria Cecília
 
 
Escolhemos trabalhar as 4 estações do ano por se tratar de um tema bastante rico . A turma se mostrou bastante empolgada com o projeto. Trabalhamos de uma forma lúdica, com músicas, vídeos e encenações. Rodas de conversa foram realizadas co o objetivo de diagnosticar os conhecimentos prévios e abordar o tema.  Exploramos o entorno buscando folhas e flores. A turma aprendeu sobre as características de cada estação, a vestimenta adequada para cada época, comparamos as estações nas diversas regiões do país e  do mundo.

Contamos com a ajuda das famílias, solicitando que enviassem roupas e acessórios característicos do verão e do inverno. Os objetos foram apresentados na roda em seguida realizamos uma atividade de vivência. Foi muito divertido.

Colhemos folhas secas do outono e realizamos uma linda filmagem para a primavera.

É importante ressaltar que atividades lúdicas e que oportunizam vivências, são primordiais nesta faixa etária.

Vídeos que contribuíram com nossa pesquisa: Frozen , A Cigarra e a Formiga, O grilo feliz, Peppa e o Vale Encantado.

Atividade de Registro: Cartaz coletivo sobre a Primavera e o Outono, livro de atividades sobre as 4 estações.

 

Observação: No vídeo da turma do Infantil III A da Professora Daniele há um trecho com a apresentação das duas turmas. Vale a pena conferir também.
Professora Maria Cecília
 
 
 
 
 
 
 

4 comentários:

  1. O trabalho de vcs com as crianças foi e é maravilhoso, parabéns e. noticiem o excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Pelo excelente trabalho que vcs tem feito com nossas crianças, este projeto foi excelente!

    ResponderExcluir
  3. Parabens para vcs !!!!!!Muito lindo!!!!!! ass rosana mae da Leticia

    ResponderExcluir
  4. Parabens, adorei o projeto e poder ver q as crianças aprendem brincando e a gente tem oportunidade de acompanhar estes momentos maravilhosos pelo bog...

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados. Escreva seu comentário aqui e assim que ele for aprovado pela nossa equipe, aparecerá no nosso blog.