segunda-feira, 16 de junho de 2014

Mostra Científica: Inf. V B

Projeto: Ciências e Histórias (Estrelas)
Inf. V B - Professora Adriana
 
O objetivo do projeto ‘Ciências e Histórias’ foi, a partir de um fenômeno natural - estrelas, valorizar os conhecimentos construídos pela humanidade - por diferentes povos e em diferentes épocas. Dos relatos populares à explicação científica, as crianças trilharam um percurso investigativo e criador, além de desenvolver a oralidade e seus registros para a produção do material audiovisual a seguir, comunicando suas aprendizagens:
 


Seguem alguns links para textos e vídeos utilizados durante o desenvolvimento do projeto e que com certeza as crianças gostarão muito de rever com as famílias:

O nascimento de Jesus - Cordel

Vídeo Musical: Raul Seixas – Carimbador Maluco

Quintal da Cultura – Sistema Solar

Big Bang: A Origem do Universo

As estrelas vistas da Estação Espacial Internacional

Explosão de Supernova

Palavra Cantada - Pindorama


 Agora, o poema de Olavo Bilac. Não deixe de conferir a versão musicada pela banda Kid Abelha.

 Ouvir Estrelas (Olavo Bilac)

“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo

Perdeste o senso!” E eu vos direis, no entanto,

Que, para ouvi-las muita vez desperto

E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto

A Via Láctea, como um pálio aberto,

Cintila. E, ao vir o sol, saudoso e em pranto,

Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: “Tresloucado amigo!

Que conversas com elas? Que sentido

Tem o que dizem, quando estão contigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las!

Pois só quem ama pode ter ouvido

Capaz de ouvir e de entender estrelas.”


Professora Adriana

 

2 comentários:

  1. Dizer que estou orgulhosa da minha turma é pouco. Este ano tem sido muito especial. Que felicidade ter sido agraciada com crianças com tanto potencial e que só têm me surpreendido nesses poucos meses que estamos juntos. Muito mais está por vir. Espero que as famílias prestigiem este trabalho e que se orgulhem tanto quanto eu do resultado. Que se orgulhem tanto quanto eu de cada cada criança e do trajeto que estão trilhando.

    ResponderExcluir
  2. Muito orgulhosa de ver minha filha falando tão bonito. Parabéns pelo trabalho da professora e das crianças.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados. Escreva seu comentário aqui e assim que ele for aprovado pela nossa equipe, aparecerá no nosso blog.