sexta-feira, 3 de outubro de 2014


CULTURA

Crianças da EMEB Vital Brasil se encantam com peça teatral Panos e Lendas

Todas as 272 crianças matriculadas na EMEB Vital Brasil assistiram ao espetáculo teatral que conta lendas e histórias do Brasil por meio de cenários artesanais confeccionados com panos e tecidos

Por Rodrigo Shimizu* (professor da EMEB Vital Brasil e jornalista)

 
Proporcionar a todos os alunos da rede municipal uma atividade cultural educativa que promova a aproximação das crianças com o universo do teatro e da música é o objetivo do Projeto Escola no Teatro, promovido pela Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo e que, nos meses de setembro e outubro, levou as 272 crianças matriculadas na EMEB Vital Brasil para assistirem ao premiado espetáculo Panos e Lendas, produzido pela Companhia Pic Nic, com texto de Vladimir Capella e José Geraldo.

No espetáculo os atores fazem uma trajetória entre o começo e o fim do mundo, como mestres de cerimônia ou contadores de histórias, passando por costumes, crendices, cantos e brincadeiras do folclore brasileiro, como em uma festa cantada e dançada para todos verem e se encantarem. A peça destaca a cultura brasileira, valorizando a identidade nacional e as nossas raízes culturais.

O texto de Vladimir Capella e José Geraldo ganha vida no palco com grande quantidade e variedade de panos, que são manipulados pelos atores tornando-se cenários, figurinos e adereços, fazendo com que as cenas se transformem magicamente às vistas da plateia, criando efeitos surpreendentes de coisas, gentes e bichos. A música, que é um dos fortes elementos do espetáculo, é cantada e executada pelos atores e músicos ao vivo (com violão, violino, flauta transversal, sanfona, etc.), acompanhando, pontuando, enriquecendo e tornando mais viva cada história.

 
Contextualização

                 Após a apreciarem o espetáculo no teatro, na escola as professoras retomaram a peça com apoio do livro Panos e Lendas, distribuído pela secretaria juntamente com o CD do espetáculo, que traz as canções cantadas pelos atores. Na roda de conversa com os alunos da turma entre três e quatro anos, a professora Daniele Diniz retomou as histórias da peça com as crianças e cantou junto com elas algumas das músicas, como da lenda de “Helena Pereira”. Envolvidas pela história da peça as crianças relembraram as partes que mais gostaram. “O  pai do menino jogou a pedra para o alto e fez o céu azul. Com a outra metade o menino fez o Sol”, lembraram as crianças sobre o mito de criação do céu e do Sol. As demais turmas também tiveram acesso ao material de Panos e Lendas e relembraram com as professoras as principais lendas da peça.

 
Panos e Lendas uma peça premiada!
Panos e Lendas recebeu os seguintes prêmios: APCA de melhor espetáculo. SNT como um dos cinco melhores espetáculos do ano. MAMBEMBE de melhor autor, melhor figurino e melhor produção. GOVERNADOR DO ESTADO de melhor autor e melhor figurino. MOLIÉRE para Vladimir Capella.
 
Saiba mais:
 
Elenco da peça
Valdir Caldeiras (Violino)
Chico Cabrera (Flauta Transversal)
Fernanda Capucho (Violão)
Gabriel Ivanoff (Violão)
Rita Ivanoff (Violão)
Lucas Arguelo (Violão e Acordeon)
Nanda Ruano (Violão)
Leandro Pacheco (Acordeon)

 
Atores da peça Panos e Lendas

 


Lenda de Macunaíma, onde a noite é recriada com tecidos azuis

 


Lenda do Macaco Prego com a alegoria da água

 


 

Rainha na lenda do Macaco Prego

 

Lenda de Helena Pereira, com bonecos de pano gigantes

 





Crianças da EMEB Vital Brasil apreciam o espetáculo Panos e Lendas

  
 
Professora Daniele retoma história da peça com apoio do livro Panos e Lendas com as crianças de três e quatro anos

 

Um comentário:

  1. Tive o privilégio de ajudar acompanhando as crianças,
    apesar de terem ficados um pouco impacientes até o início da peça,
    toda espera valeu a pena em ver o rostinho de cada um encantado do início ao fim.

    Parabéns a todos.

    E de todas as escolas, a Emeb Vital Brasil foi a escola com as crianças mais comportadas!

    Rosangela

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados. Escreva seu comentário aqui e assim que ele for aprovado pela nossa equipe, aparecerá no nosso blog.