segunda-feira, 17 de março de 2014

Algumas famílias que nos desculpem, mas não trabalhamos com datas comemorativas.


Na avaliação realizada no final de 2013, algumas famílias escreveram sobre a falta que sentem das comemorações escolares como: Dia do Índio, Dia das Mães e dos Pais.

Sabemos que muitas escolas levam as datas comemorativas muito a sério e chegam a alterar a rotina escolar, gastando parte de seu precioso tempo com a realização de tarefas que pouco valor formativo tem para as crianças. Por exemplo, em algumas escolas as crianças produzem desenhos de índios, voltam para casa com uma pintura no rosto ou usando um cocar, sem receberem alguma informação relevante sobre a cultura indígena.

Quanto ao Dia das Mães e o Dia dos Pais, precisamos dizer: o fato de não homenageá-los com pequenos presentes não significa que não reconheçamos sua importância. Pelo contrário. Por reconhecermos sua grande importância  na sociedade, cremos ser desnecessário agradá-los organizando comemorações que vão exigir sua presença num horário em que a maioria está envolvida com suas atividades profissionais. Sem falar que nossa função é de fato outra e não a de produzir com as crianças lembrancinhas.

Pesquisas nos mostram que a família não é a mesma de algumas décadas atrás. Há casais separados, pais que estão no segundo, terceiro, quarto casamento, madrastas e padrastos que são tão queridos quanto mães e pais biológicos...

Por isso, optamos por trazer a família para a escola, propondo momentos para aproximar não somente os pais, mas os membros da família que participam da vida da criança para mostrar-lhes o trabalho desenvolvido e não somente “versinhos”, “dancinhas” e “musiquinhas”.

Pensamos que agindo dessa forma contribuímos para incluir os diferentes tipos de famílias, sem causar constrangimentos às crianças.

A sociedade muda e a escola precisa mudar também! Já não é hora de muitos se libertarem de velhos padrões e também de muitos preconceitos? A propósito, não temos que ensinar isso a nossas crianças?

Estamos aqui nos posicionando como escola pública e laica voltada para propor experiências significativas e educativas para as crianças. Para que isto aconteça necessitamos da parceria das famílias.

Um comentário:

Os comentários deste blog são moderados. Escreva seu comentário aqui e assim que ele for aprovado pela nossa equipe, aparecerá no nosso blog.