quarta-feira, 5 de março de 2014

ADAPTAÇÃO 2014

 

Iniciando o ano de 2014



Mais um ano letivo se inicia e uma nova trajetória será traçada pelas crianças. Trilhamos nos primeiros dias deste ano, o início do período de adaptação.
A entrada da criança na escola suscita diversos sentimentos e exige grande esforço por parte não só da criança, mas também da família e da escola que irá recebê-la.
Em geral, a criança convive com poucas pessoas em casa. Está habituada com o ambiente, com os objetos que possui, os cômodos da casa e as pessoas que ali vivem. Ao entrar na escola terá que conviver com um número grande de pessoas, materiais, rotina e espaços novos e ainda ficar separada de seus pais e conhecidos. Esta mudança lhe causa estranheza e muitas vezes a assusta ou a mendronta. Até mesmo as crianças que já frequentaram outras escolas ou a nossa própria no ano anterior enfrentam momentos de incertezas e inseguranças por estarem em novos grupos e com novas professoras.
Para as famílias, este é, igualmente, um período de inquietações. Além de alterar sua rotina, precisa lidar com vários questionamentos em relação a sua postura frente a essa nova fase da vida de seu filho.
A EMEB Vital Brasil possui uma grande preocupação para que o tempo que a criança fica na escola seja positivo  e acolhedor tanto para as crianças, famílias e equipe escolar.
Antes de começarem as aulas a equipe escolar realiza um planejamento exclusivo para o acolhimento e recepção das crianças, objetivando que elas possam vir a comprender o que acontece na escola, que tipo de relações se estabelecem e como é o dia a dia, de modo a auxiliar  em uma adaptação tranquila dos mesmos.
Esta preocupação é traduzida principalmente nas reuniões com  os pais. Em dezembro do ano anterior, a diretora e coordenadora  realizam uma reunião com os pais de alunos novos e no início da ano  ocorre  a primeira reunião de pais, na qual a professora de cada turma procura realizar uma escuta das expectativas dos pais em relação ao trabalho realizado pela escola.
É ação da escola possibilitar a permanência dos pais no primeiro dia letivo ou se for necessário no decorrer dos dias caso a criança precise de uma atenção maior nesse período.
As professoras realizam atividades de acolhimento para que as crianças tenham segurança e confiança para enfrentar caminho de sua jornada escolar e os desafios que irão surgir.
Enfim, após todas essas ações a maioria das crianças já apresenta bastante propriedade em relação ao ambiente escolar,  mas sabemos que cada um tem seu momento e que devemos respeitar a individualidade de todos. O processo de apropriação da lógica da escola é constante e a nossa equipe procura estar atenta a isso.
Para que as crianças possam demonstrar suas conquistas iniciais planejamos o dia do ADEUS. Este dia marca o momento em que a criança  se despede da família no portão da escola e vai para a sala sozinha, onde a professora a estará esperando. Este é um dia empolgante para elas. É um dia registrado no calendário da sala de aula e trabalhado pela professora para que a criança sinta segurança ao adentrar no espaço escolar com mais autonomia. Por isso contamos com a colaboração da família nesse momento tão especial, dia 12 de março será o dia do Adeus no ano de 2014. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados. Escreva seu comentário aqui e assim que ele for aprovado pela nossa equipe, aparecerá no nosso blog.