sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

EXPOARTE 2013

No dia 7 de dezembro realizamos a Expoarte em nossa escola. Foi a oporturnidade de expor para o público as obras dos nossos pequenos artistas, construídas durante os projetos deste semestre.

Infantil III (Professoras Maria Cecília e Maria Tereza)
As turmas do Infantil III das professoras Maria Cecília e Maria Tereza, realizaram o estudo dos bichinhos de jardim. Durante o semestre, as crianças ficaram ainda mais curiosas com os pequenos insetos e puderam estudá-los, conhecer suas características e seus hábitos, além de vê-los bem de pertinho com o microscópio e na apresentação das fotos no telão.
 

Conhecendo tantos detalhes dos bichinhos, a representação gráfica das crianças avançou muito, pois iam compreendendo que cada detalhe observado poderia fazer parte do seu desenho.
Para a representação simbólica dos bichinhos, as crianças conheceram as obras do artista Romero Britto, que com suas cores exuberantes retratou flores, borboletas, entre outras coisas.

 

 O resultado destes estudos e das diversas experiências proporcionadas foi uma mostra cheia de cores e diversidade de materiais:







 
Infantil IV (Professoras Daniele, Claudia e Alexandra)
Durante o ano, as crianças do Infantil IV aprenderam muitas brincadeiras novas, relembraram algumas brincadeiras que já conheciam e conheceram brincadeiras muito antigas.
Foram brincando cada vez com mais autonomia e até elaboraram um livrinho, no qual as próprias crianças explicam como se brinca as brincadeiras tradicionais da nossa cultura.
Brincadeira foi assunto permanente nestas turmas, tanto que estudaram um artista que retrata muitas brincadeiras infantis: Ivan Cruz.




As casas, as cores de fundo, as crianças e as brincadeiras tão características do artista, estiveram presentes nos trabalhos apresentados pelas turmas do Inf. IV.





Na Expoarte, os visitantes ainda tiveram a oportunidade de fazer parte da obra:



 

 
 
Infantil V (Professoras Mara e Adriana)
As turmas do Infantil V, estudaram sobre a Evolução da Tecnologia e as ferramentas utilizadas na Arte. Pesquisaram desde o homem das cavernas e as invenções que auxiliaram a humanidade no decorrer da História. Também pesquisaram e conheceram a evolução dos instrumentos utilizados na Arte como os pigmentos retirados da natureza, têmperas, papel, grafite, giz pastel, aquarela, pincel, entre outros.
Conheceram o trabalho de diversos artistas que utilizam técnicas diferentes para construir suas obras, inclusive que utilizam o computador para realizar suas produções.
Para saber mais sobre a arte digital, recebemos a visita do artista Gonçalo Pavanello, que respondeu algumas perguntas feitas pelas crianças:

Na Expoarte, pudemos ver muitas texturas, cores e técnicas diferentes.








 
 Integral (Professoras Telma e Maitê)
 
 As turmas de Integral conheceram muitas histórias este ano e algumas delas foram aprofundadas. As crianças puderam conhecer algumas versões das histórias, aprofundaram o conhecimento sobre os personagens e sobre o enredo.
Na Expoarte, os visitantes puderam ver atividades deste e outros projetos, como o de música e horta. Além dos desenhos e pinturas no papel, as crianças fizeram modelagens e maquetes.


 
 



 


2 comentários:

  1. eu adorei as fotos que pena que nao pude ir mas na próximo ano que tiver eu vou,mas eu gostei das atividades parábens

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todas!! Fico feliz de saber que deram continuidade ao trabalho com a horta! Saudades mil....

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados. Escreva seu comentário aqui e assim que ele for aprovado pela nossa equipe, aparecerá no nosso blog.