terça-feira, 5 de setembro de 2017

Brincadeira Simbólica

Brincadeira Simbólica



Uma vez ao mês a equipe da EMEB Vital Brasil planeja uma grande brincadeira simbólica (também chamada de brincadeira de faz-de-conta) com temas variados. Já fizemos brincadeira de casinha, super-heróis, baile à fantasia, pet shop.
Acreditamos que a vivência das brincadeiras simbólicas é muito importante, pois, com elas, a criança:
- desenvolve a linguagem oral, no exercício da conversação com outras crianças e adultos num contexto diferente do habitual;
- desenvolve a expressão corporal e gestual, quando se movimenta pelo espaço organizado para a brincadeira, faz escolhas e vive diferentes papéis;
- desenvolve a imaginação quando vive, na brincadeira, papéis que não são possíveis na vida real, seja por causa da idade ou por serem personagens fictícios (como papai, mamãe, médico, cabelereiro, super-heróis, etc);
- amplia sua autonomia, pois tem oportunidade de escolher em que espaço vai brincar, com quais objetos e com quais parceiros, dentro das possibilidades oferecidas.
Por isso, nossa escola procura oferecer a cada mês novas oportunidades de aprendizagem! Quando seu filho ou filha chegar em casa e disser: “Hoje eu brinquei”, saiba que ele(a) está dizendo: “Hoje eu aprendi!”. 

No vídeo abaixo, as crianças contam como foi a brincadeira do mês de agosto!



































Um comentário:

  1. Com certeza as crianças têm muito a dizer e vivenciar sobre o tema bichos de estimação, ou como elas mesmas dizem nos vídeos, os pets! As possibilidades de interação foram muito criativas e possibilitaram que as crianças exercessem papeis variados e interessantes (comprar remédios, aplicar vacinas, atuar como veterinário, dono de pet ou caixa de loja). Gostei e mais uma vez aprendi com os projetos do Vital. Saudades do tempo que trabalhei aí, parabéns coordenadora Camila!

    Prof. Rodrigo Shimizu

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados. Escreva seu comentário aqui e assim que ele for aprovado pela nossa equipe, aparecerá no nosso blog.