terça-feira, 20 de outubro de 2015

Brincadeira Simbólica

Há muitos anos na EMEB Vital Brasil investimos nas brincadeiras simbólicas, que são as brincadeiras de faz de conta. Elas acontecem diariamente nas salas de aula, no momento que chamamos de atividade diversificada e mensalmente no salão, com mais possibilidades de cenários, materiais e com a participação de toda a equipe escolar. Já realizamos as mais variadas brincadeiras (hospital, veterinário, clube de lazer, escola, super-heróis, salão de beleza, entre outros), porque acreditamos que, na vivência de situações como estas, a criança:

- desenvolve a linguagem oral, no exercício da conversação com as outras crianças e com os adultos num contexto diferente do habitual;
- desenvolve a expressão corporal e gestual, quando se movimento pelo espaço organizado para a brincadeira, faz escolhas e vive diferentes papéis;
- desenvolve sua imaginação quando vive, na brincadeira, papéis que não são possíveis na vida real, seja por causa da idade ou por serem personagens fictícios (como papai, mamãe, médico, cabeleireiro, super herói, etc); 
- amplia sua autonomia, pois tem oportunidade de escolher em que espaço vai brincar, com quais objetos e com quem, dentro das possibilidades oferecidas. 

O planejamento e os critérios para a realização dessas e de outras brincadeiras na escola estão de acordo com os documentos norteadores da Educação Infantil, como as "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infanti" (MEC, 2010), "Indicadores de Qualidade na Educação Infantil" (MEC, 2009), "Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil" (MEC, 2006), entre outros. 

Além dos documentos norteadores, a equipe desta escola passa por constante atualização por meio de formações, discussões e estudos dentro e fora do horário de trabalho. 


E por que realizamos constantemente estas brincadeiras? Porque são as mais bem avaliadas pelas crianças! As crianças se envolvem com os cenários e com os materiais, chamam outras crianças ou os adultos da escola para brincar, experimentam vivências diferentes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados. Escreva seu comentário aqui e assim que ele for aprovado pela nossa equipe, aparecerá no nosso blog.