terça-feira, 27 de outubro de 2015

Apresentações Teatrais na Escola

Na Educação Infantil o mundo mágico da fantasia tem presença garantida todos os dias
Assistir a apresentações teatrais aguça o imaginário das crianças. Neste mês de outubro contamos com duas apresentações especiais em nossa escola em comemoração ao Mês das Crianças.
No dia 09, a equipe escolar da EMEB Vital Brasil apresentou uma releitura do livro "Bruxa Bruxa, vem a minha festa". Ensaiaram bastante e prepararam o figurino com muito carinho e as crianças adoraram a produção final.





No dia 16, assistimos a apresentação da peça "O Noivo da Ratinha", uma adaptação organizada e realizada pelas alunas do 4º semestre noturno do curso de Pedagogia da UNIESP de Santo André. Foi uma importante interação tanto para as crianças, que puderam apreciar uma apresentação muito bem cuidada pelas futuras professoras, e para as alunas da Pedagogia, que tiveram um contato mais próximo com uma escola pública de Educação Infantil.



terça-feira, 20 de outubro de 2015

Brincadeira Simbólica

Há muitos anos na EMEB Vital Brasil investimos nas brincadeiras simbólicas, que são as brincadeiras de faz de conta. Elas acontecem diariamente nas salas de aula, no momento que chamamos de atividade diversificada e mensalmente no salão, com mais possibilidades de cenários, materiais e com a participação de toda a equipe escolar. Já realizamos as mais variadas brincadeiras (hospital, veterinário, clube de lazer, escola, super-heróis, salão de beleza, entre outros), porque acreditamos que, na vivência de situações como estas, a criança:

- desenvolve a linguagem oral, no exercício da conversação com as outras crianças e com os adultos num contexto diferente do habitual;
- desenvolve a expressão corporal e gestual, quando se movimento pelo espaço organizado para a brincadeira, faz escolhas e vive diferentes papéis;
- desenvolve sua imaginação quando vive, na brincadeira, papéis que não são possíveis na vida real, seja por causa da idade ou por serem personagens fictícios (como papai, mamãe, médico, cabeleireiro, super herói, etc); 
- amplia sua autonomia, pois tem oportunidade de escolher em que espaço vai brincar, com quais objetos e com quem, dentro das possibilidades oferecidas. 

O planejamento e os critérios para a realização dessas e de outras brincadeiras na escola estão de acordo com os documentos norteadores da Educação Infantil, como as "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infanti" (MEC, 2010), "Indicadores de Qualidade na Educação Infantil" (MEC, 2009), "Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil" (MEC, 2006), entre outros. 

Além dos documentos norteadores, a equipe desta escola passa por constante atualização por meio de formações, discussões e estudos dentro e fora do horário de trabalho. 


E por que realizamos constantemente estas brincadeiras? Porque são as mais bem avaliadas pelas crianças! As crianças se envolvem com os cenários e com os materiais, chamam outras crianças ou os adultos da escola para brincar, experimentam vivências diferentes! 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A Verdadeira História da Chapeuzinho Vermelho

No projeto "Pequenos Autores", desenvolvido pelas turmas do Inf.V, a turma da professora Vera criou uma nova versão para a história "A Verdadeira História da Chapeuzinho Vermelho". As crianças criaram o texto, as ilustrações e montaram cada um o seu livro. O resultado ficou muito legal e o processo foi bastante significativo para as crianças,  por isso foi realizada uma etapa que não estava programada inicialmente no projeto: as crianças foram contar a história para os colegas de outras turmas. 
A professora Vera nos contou como foi realizar este projeto:


Fazer parte do projeto “Pequenos Autores” foi uma experiência rica para mim como professora e para as crianças, tendo em vista tudo o que foi trabalhado para além da produção do livro em si.
Até chegarmos ao produto final, foram muitas leituras, muitas rodas de conversa, um exercício quase que diário de falar, ouvir o outro, concordar, discordar, expor pensamentos e raciocínios, achar graça, construir frases, imaginar, colocar os acontecimentos em ordem, muitas idas e vindas, enfim, um trabalho que foi ganhando sentido para as crianças a cada etapa finalizada.
Foi interessante observar o envolvimento do grupo durante todo o processo e o quanto curtiram ver o resultado de algo que foi criado por eles.
A surpresa foi maior quando soubemos que teríamos a oportunidade de apresentar nosso trabalho para as outras turmas da escola, foi aí que começamos uma outra etapa do projeto, que inicialmente não estava prevista, começamos a ensaiar a apresentação, postura, tom de voz, comportamento leitor e organização do discurso, foram alguns dos aspectos trabalhados para que pudéssemos finalizar nosso projeto com chave de ouro.
O resultado pode ser visto nos vídeos. Eu que participei dos ensaios e acompanhei a apresentação dos grupos em todas as salas, tenho uma enorme satisfação diante do trabalho que realizamos, de uma maneira, séria e ao mesmo tempo leve, divertida e prazerosa, pois consigo ver o quanto nossas crianças cresceram e principalmente, o quanto tudo isso foi importante para cada um.

Professora Vera



quarta-feira, 14 de outubro de 2015

FELISB _ 3ª Feira Literária de São Bernardo do Campo





Desde agosto de 2011, a Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo vem realizando ações que visam incentivar o ato da leitura. A FELISB, feira literária de São Bernardo é uma dessas ações. Trata-se de um evento que amplia e potencializa a leitura envolvendo toda a Comunidade Escolar. Durante o mês de outubro estaremos desenvolvendo e participando de ações que estarão inseridas neste contexto.

Além de acompanharem nossas atividades que envolvem a feira, também confiram tudo sobre a FELISB e aproveitem a programação disponível através do link: