segunda-feira, 31 de agosto de 2015



BIBLIOTECA CIRCULANTE
Iniciativa que envolve a família e amigos


Mesmo que a criança ainda não domine todas as regras e técnicas da leitura da palavra escrita, nesta escola acreditamos que é importante que esteja inserida em um ambiente com diversas oportunidades de ouvir, ver, sentir e conversar sobre leituras. Assim, diariamente as crianças apreciam leituras de poemas, de contos de fadas, de notícias de jornal, de trovas populares, etc., realizadas pelas professoras, outras crianças ou por si próprias.
Além de participar de atos de leitura de textos escolhidos por outras pessoas a criança precisa escolher livros de acordo com seus interesses e compartilhá-los com outras pessoas fora da escola (familiares e amigos). Por isso, desde o ano de 2014 voluntários, pais, funcionários e professores trabalham para reativar a Biblioteca Circulante da nossa escola.

Um pouco de história...


1993 - Inauguração da Biblioteca Circulante no espaço que atualmente é a sala da Coordenadora Camila.




2001 - Mudança da Biblioteca Circulante para o espaço que corresponde atualmente a 1/3 da sala atual das turmas de período integral.




2008 - Integração do espaço da biblioteca com uma sala de aula para formação de Biblioteca Interativa que desde então é utilizado pelas turmas de período integral impossibilitando a circulação dos livros que ficaram armazenados em caixas plásticas.

2014 - Início do processo de reativação com o recebimento de estantes para reorganização dos livros no salão central.

2015- Reativação da Biblioteca Circulante, todos os livros da escola estarão disponíveis para circular entre todas as crianças e suas famílias e amigos.




Durante todo o tempo as famílias foram parceiras 
da escola trabalhando nos momentos de
 empréstimo e devolução; lendo para as crianças; 
ouvindo suas versões e cuidando dos livros com carinho.