De onde
viemos? Como nascem as cobras? Será que podemos tocar as estrelas? O que há no
fim do arco-íris? As questões são muitas e a humanidade sempre tentou
respondê-las de formas diversas. As lendas, os mitos, os textos bíblicos e a
ciência, assim como outras fontes, tentam explicar nosso mundo, o que há de
visível e de invisível ao nosso redor. E foi a partir dessa perspectiva que
desenvolvemos nossa pesquisa sobre as cobras, esses seres que causam medo em
alguns, admiração, repugnância, respeito... Ao clicar no vídeo a seguir, você
entrará em contato com a forma como esses répteis eram vistos pelos gregos,
indígenas, como foram descritos no Antigo Testamento e como nossas crianças os
conheceram melhor e os explicaram baseando-se na investigação científica.
Bem-vindos ao projeto "Ciência e Histórias - As cobras".
Professora
Claudia.
Reveja
ou conheça alguns sites que nossa turma também curtiu:
O objetivo do projeto ‘Ciências e Histórias’ foi, a
partir de um fenômeno natural - estrelas, valorizar os conhecimentos
construídos pela humanidade - por diferentes povos e em diferentes épocas. Dos
relatos populares à explicação científica, as crianças trilharam um percurso
investigativo e criador, além de desenvolver a oralidade e seus registros para
a produção do material audiovisual a seguir, comunicando suas aprendizagens:
Seguem alguns links para textos e vídeos utilizados
durante o desenvolvimento do projeto e que com certeza as crianças gostarão
muito de rever com as famílias:
INF. IV A, B e C –Professora Mara e Professora Alexandra
A água é fundamental
para a nossa sobrevivência e a quantidade utilizada para atender as
necessidades humanas está cada dia menor em função do crescimento da população
e do consumo indiscriminado. Por isso, é necessário que as crianças ampliem
seus conhecimentos e que compreendam a importância de não desperdiçá-la.
Iniciamos
nosso projeto “Água é Vida – Cuide desse bem” com uma roda de conversa,
realizando um levantamento dos conhecimentos que eles traziam sobre a a água e
registramos em vídeo.
Realizamos
pesquisa com as famílias, na qual deveriam junto com as crianças, recortar
imagens que mostrassem a utilização da água. Posteriormente, houve a
socialização das pesquisas, com a confecção de um cartaz com as imagens.
Em um
telão, foram apresentadas imagens pesquisadas na internet sobre onde podemos
encontrar água, o ciclo da água e apresentação do globo terrestre.
Assistimos
ao vídeo “Chuá-chuágua”, que mostra a água em diferentes estados (líquido,
sólido e gasoso). Em sala, realizamos a experiência dos diferentes estados da
água, com a água líquida, gelo e água quente (vapor).
Como nutrição
musical, ouvimos e dançamos as músicas “Gotinha em Gotinha”, “Água” e “Economizar
Água”.
Realizamos
a leitura compartilhada do livro “A Gota e o Pingo”, sobre o ciclo da água.
Discutimos
em roda de conversa, com apreciação de cartazes com imagens do dia a dia
(tomando banho, lavando a roupa, etc) o que se pode fazer para não
desperdiçarmos a água.
E para
finalizar, confeccionamos um folder informativo e distribuímos para os alunos
da escola.
Este
processo gerou muitas vivências e aprendizagens, que vocês podem conferir no vídeo
abaixo!
Atenção! Começamos hoje a nossa Mostra Científica!
Durante os próximos dias vocês acompanharão uma série de
postagens sobre os projetos de ciência que foram desenvolvidos durante o
primeiro semestre por cada turma.
Nossos projetos de ciência têm como objetivo que as crianças
conheçam e aprendam a utilizar diversas ferramentas de pesquisa e que elas
façam a comunicação dos conhecimentos científicos que adquiriram.
Para que vocês possam conhecer e acompanhar como foi este
processo, preparamos as postagens com os vídeos de cada projeto. Para a
composição dos vídeos, procuramos respeitar a personalidade de cada um, uns são
mais falantes, outros são mais tímidos, uns participaram falando nas filmagens,
outros como observadores, mas todos participaram!
Hoje vocês conhecerão projeto “As Quatro Estações do Ano”
das turmas de Inf. III das professoras Daniele e Maria Cecília. Embora o tema
seja o mesmo, as atividades tiveram a cara de cada turma!
PROJETO: "AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO" INF. III A –
Professora Daniele e auxiliar Lourdes
A turma
do Inf. III A, estudou sobre as quatro estações do ano de maneira lúdica e
divertida.
Foram
realizadas diversas rodas de conversa abordando o tema e muitas observações do
nosso ambiente escolar: o clima, as árvores, as folhas e as flores.
Foram
apresentados trechos de alguns filmes ou desenhos animados que abordavam o tema
como: “Frozen”, “A Cigarra e a Formiga”, “O Grilo Feliz”, “Peppa Pig” e “O Vale
Encantado”.
Alguns
livros também trouxeram informações importantes sobre o tema, como: “Um menino
maluquinho no trem das estações”.
Aprenderam
a música “As Quatro Estações do Ano” (Patati e Patatá) que tornou essa
aprendizagem ainda mais divertida.
Contamos
com a parceria das famílias das crianças, pois solicitamos que as crianças
pesquisassem em casa e trouxessem para a escola peças de vestuário e acessórios
de acordo com cada estação. As roupas e acessórios foram apresentados em roda
de conversa e utilizados para uma vivência lúdica.
A
turminha produziu um livrinho de atividades, registrando as características de
cada estação. Juntos montaram painéis com imagens e brincaram de vestir os
bonequinhos com a roupa apropriada para cada estação. Eles adoraram!
Como
produto final deste trabalho, realizamos uma série de filmagens registrando as
vivências para cada estação do ano. As vivências lúdicas são fundamentais para
crianças desta faixa etária, pois é brincando que a criança dá significado para
a aprendizagem.
Foram
muitas pesquisas, muitas descobertas e muitas brincadeiras,
que vocês poderão ver a seguir.
Professora Daniele
INF. III B –Professora Maria Cecília
Escolhemos
trabalhar as 4 estações do ano por se tratar de um tema bastante rico . A turma
se mostrou bastante empolgada com o projeto. Trabalhamos de uma forma lúdica,
com músicas, vídeos e encenações. Rodas de conversa foram realizadas co o
objetivo de diagnosticar os conhecimentos prévios e abordar o tema.Exploramos o entorno buscando folhas e
flores. A turma aprendeu sobre as características de cada estação, a vestimenta
adequada para cada época, comparamos as estações nas diversas regiões do país
edo mundo.
Contamos com a
ajuda das famílias, solicitando que enviassem roupas e acessórios
característicos do verão e do inverno. Os objetos foram apresentados na roda em
seguida realizamos uma atividade de vivência. Foi muito divertido.
Colhemos folhas
secas do outono e realizamos uma linda filmagem para a primavera.
É importante
ressaltar que atividades lúdicas e que oportunizam vivências, são primordiais
nesta faixa etária.
Vídeos que contribuíram
com nossa pesquisa: Frozen , A Cigarra e a Formiga, O grilo feliz, Peppa e o
Vale Encantado.
Atividade de
Registro: Cartaz coletivo sobre a Primavera e o Outono, livro de atividades
sobre as 4 estações.
Observação: No vídeo
da turma do Infantil III A da Professora Daniele há um trecho com a apresentação
das duas turmas. Vale a pena conferir também.