segunda-feira, 17 de março de 2014

Algumas famílias que nos desculpem, mas não trabalhamos com datas comemorativas.


Na avaliação realizada no final de 2013, algumas famílias escreveram sobre a falta que sentem das comemorações escolares como: Dia do Índio, Dia das Mães e dos Pais.

Sabemos que muitas escolas levam as datas comemorativas muito a sério e chegam a alterar a rotina escolar, gastando parte de seu precioso tempo com a realização de tarefas que pouco valor formativo tem para as crianças. Por exemplo, em algumas escolas as crianças produzem desenhos de índios, voltam para casa com uma pintura no rosto ou usando um cocar, sem receberem alguma informação relevante sobre a cultura indígena.

Quanto ao Dia das Mães e o Dia dos Pais, precisamos dizer: o fato de não homenageá-los com pequenos presentes não significa que não reconheçamos sua importância. Pelo contrário. Por reconhecermos sua grande importância  na sociedade, cremos ser desnecessário agradá-los organizando comemorações que vão exigir sua presença num horário em que a maioria está envolvida com suas atividades profissionais. Sem falar que nossa função é de fato outra e não a de produzir com as crianças lembrancinhas.

Pesquisas nos mostram que a família não é a mesma de algumas décadas atrás. Há casais separados, pais que estão no segundo, terceiro, quarto casamento, madrastas e padrastos que são tão queridos quanto mães e pais biológicos...

Por isso, optamos por trazer a família para a escola, propondo momentos para aproximar não somente os pais, mas os membros da família que participam da vida da criança para mostrar-lhes o trabalho desenvolvido e não somente “versinhos”, “dancinhas” e “musiquinhas”.

Pensamos que agindo dessa forma contribuímos para incluir os diferentes tipos de famílias, sem causar constrangimentos às crianças.

A sociedade muda e a escola precisa mudar também! Já não é hora de muitos se libertarem de velhos padrões e também de muitos preconceitos? A propósito, não temos que ensinar isso a nossas crianças?

Estamos aqui nos posicionando como escola pública e laica voltada para propor experiências significativas e educativas para as crianças. Para que isto aconteça necessitamos da parceria das famílias.

quarta-feira, 5 de março de 2014

ADAPTAÇÃO 2014

 

Iniciando o ano de 2014



Mais um ano letivo se inicia e uma nova trajetória será traçada pelas crianças. Trilhamos nos primeiros dias deste ano, o início do período de adaptação.
A entrada da criança na escola suscita diversos sentimentos e exige grande esforço por parte não só da criança, mas também da família e da escola que irá recebê-la.
Em geral, a criança convive com poucas pessoas em casa. Está habituada com o ambiente, com os objetos que possui, os cômodos da casa e as pessoas que ali vivem. Ao entrar na escola terá que conviver com um número grande de pessoas, materiais, rotina e espaços novos e ainda ficar separada de seus pais e conhecidos. Esta mudança lhe causa estranheza e muitas vezes a assusta ou a mendronta. Até mesmo as crianças que já frequentaram outras escolas ou a nossa própria no ano anterior enfrentam momentos de incertezas e inseguranças por estarem em novos grupos e com novas professoras.
Para as famílias, este é, igualmente, um período de inquietações. Além de alterar sua rotina, precisa lidar com vários questionamentos em relação a sua postura frente a essa nova fase da vida de seu filho.
A EMEB Vital Brasil possui uma grande preocupação para que o tempo que a criança fica na escola seja positivo  e acolhedor tanto para as crianças, famílias e equipe escolar.
Antes de começarem as aulas a equipe escolar realiza um planejamento exclusivo para o acolhimento e recepção das crianças, objetivando que elas possam vir a comprender o que acontece na escola, que tipo de relações se estabelecem e como é o dia a dia, de modo a auxiliar  em uma adaptação tranquila dos mesmos.
Esta preocupação é traduzida principalmente nas reuniões com  os pais. Em dezembro do ano anterior, a diretora e coordenadora  realizam uma reunião com os pais de alunos novos e no início da ano  ocorre  a primeira reunião de pais, na qual a professora de cada turma procura realizar uma escuta das expectativas dos pais em relação ao trabalho realizado pela escola.
É ação da escola possibilitar a permanência dos pais no primeiro dia letivo ou se for necessário no decorrer dos dias caso a criança precise de uma atenção maior nesse período.
As professoras realizam atividades de acolhimento para que as crianças tenham segurança e confiança para enfrentar caminho de sua jornada escolar e os desafios que irão surgir.
Enfim, após todas essas ações a maioria das crianças já apresenta bastante propriedade em relação ao ambiente escolar,  mas sabemos que cada um tem seu momento e que devemos respeitar a individualidade de todos. O processo de apropriação da lógica da escola é constante e a nossa equipe procura estar atenta a isso.
Para que as crianças possam demonstrar suas conquistas iniciais planejamos o dia do ADEUS. Este dia marca o momento em que a criança  se despede da família no portão da escola e vai para a sala sozinha, onde a professora a estará esperando. Este é um dia empolgante para elas. É um dia registrado no calendário da sala de aula e trabalhado pela professora para que a criança sinta segurança ao adentrar no espaço escolar com mais autonomia. Por isso contamos com a colaboração da família nesse momento tão especial, dia 12 de março será o dia do Adeus no ano de 2014.